PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 31551 > OPERAÇÕES MILITARES FORçAS ARMADAS RECOLHEM TROPAS DAS RUAS DE NATAL COM FIM DA OPERAçãO POTIGUAR

OPERAÇÕES MILITARES

Forças Armadas recolhem tropas das ruas de Natal com fim da Operação Potiguar

Publicado: 2018-01-22 15:00:00
FAB respondeu pela segurança do Aeroporto Internacional de Natal e pela região central de Parnamirim

Cerimônia de encerramento da Operação GLO em Natal (RN)Uma solenidade militar marcou o encerramento da Operação Garantia da Lei e da Ordem (GLO) - Potiguar III, no Rio Grande do Norte (RN). Cerca de 2,8 mil militares das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública operaram, de 29/12 a 12/01, na região metropolitana de Natal (RN) e de Mossoró, cidade localizada na região oeste do Estado. A Força Aérea Brasileira (FAB) apoiou a missão com 75 militares da Ala 10, situada em Natal, que responderam pela segurança na região do Aeroporto Internacional da cidade e na região central de Parnamirim.

A cerimônia de encerramento ocorreu no dia 13/01, no 16º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, com participação de representantes das Forças empregadas e parte da tropa envolvida. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros. A tropa foi apresentada ao Comandante da Cerca de 2,8 mil militares foram empregados na OperaçãoForça-Tarefa Guararapes e Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ridauto Lúcio Fernandes, responsável pela Operação Potiguar III.

Para o General Ridauto, o balanço final da operação foi positivo. “Segurança é uma sensação. E nós conseguimos transformar nosso suor, nossas horas de dedicação em tranquilidade para a população, por meio de uma operação conjunta, interagências e de mútua colaboração. Da parte da Força-Tarefa Guararapes, nós consideramos a missão cumprida”, finalizou o Comandante.

Potiguar III

A operação teve início no dia 29 de dezembro de 2017, após o Presidente da República, Michel Temer, atender à solicitação de apoio feita pelo Governo do Rio Grande do Norte. O objetivo da operação foi restabelecer a ordem pública e a segurança 75 militares da FAB participaram da GLOnas áreas de atuação, abaladas com a crise no sistema de Segurança Pública do Estado. Nos 15 dias de atuação, a Força-Tarefa Guararapes realizou 14 mil ações de prevenção e combate, como patrulhamentos a pé e motorizados, proteção de áreas de interesse, postos de bloqueio e controle de vias urbanas, entre outros.

Durante a Potiguar III, foi registrada queda de 34% nos crimes violentos letais intencionais, como homicídios, e de 21,6% nos crimes violentos contra o patrimônio, como arrombamentos. Além disso, o índice de atendimento de ocorrências no telefone 190, da Polícia Militar, na região metropolitana de Natal, aumentou em 382%. Outras 1.080 ocorrências foram atendidas no período da GLO, resultando em 44 detenções, 14 apreensões de armas, quatro apreensões de drogas e 69 recuperações de veículos roubados.

Foto: 3S BFT Sergio